quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

É tempo de contar com um PS activo e forte em Lisboa

Caro Zé,
Respeito a tua opção, quanto ao candidato que apoias à Concelhia de Lisboa, mas divergimos no apoio. É natural e salutar que haja entendimentos diferentes.
E o que está em causa no meu apoio ao Miguel Teixeira? Não são acríticas, como consideras. Aliás, conhecendo-me, minimamente, como me conheces, devo dizer-te que é um pouco bizarro afirmares isso, que eu apoio uma pessoa acriticamente. Enfim... Vou acreditar que foi um lapso teu.
Voltando ao que importa - o porquê de apoiar o Miguel Teixeira em vez do Miguel Coelho -, são razões sensatas e lógicas que estão na base da minha decisão e do meu apoio.
Quando escrevi que o Miguel Coelho tem um projecto gasto (1) e esgotado (2) - ao fim e ao cabo é o motivo pelo qual me interpelaste -, é porque tal se verifica. E só não o reconheces se não quiseres. O que também te assiste.

(1) Além de serem muitos anos de liderança, quase 13! (o Miguel Coelho assumiu Concelhia ainda Mário Soares era Presidente da República e Cavaco Silva Primeiro-Ministro) o que, inevitavelmente, qualquer pessoa percebe que transporta o fardo de um desgaste de muitos tempo de liderança, e é natural em qualquer organização ao fim de um determinado período que a frescura, a inovação e a força se esfumem, como aconteceu na Concelhia de Lisboa, tendo mirrado os objectivos e deixado de se encarar os desafios, uma organização acaba por se encontrar vazia de inovação e afirmação, dando por si ao sabor dos tempos, como se verifica ( se quiseres melhor exemplo, a interpretação dos resultados das autárquicas em Lisboa são disso exemplo, não houve vontade nem querer na Concelhia de interpretar os resultados que os lisboetas deram ao PS nos últimos actos autárquicos – em política devem assumir-se responsabilidades, não se quiseram assumir no PS/ Lisboa).

(2) Por outro lado, e se te recordares, já lá vão uns bons anos, bem sei, nessa altura até tu, meu caro Zé, eras um crítico do trabalho do Miguel Coelho; mas convém lembrar que o Miguel Coelho fez um bom trabalho nos primeiros mandatos da Concelhia. Não o escondo, como não me arrependo de nesses anos o ter apoiado. Ele dinamizou a estrutura da Concelhia. Era raro o trimestre, nos primeiros mandatos, em que não havia espaços para a militância activa. Infelizmente, essa vitalidade acabou por desaparecer. E o que assistimos nos últimos anos? A uma concelhia apática, sem a força e vitalidade. Uma liderança que acabou por ser o oposto dos primeiros e bons anos de mandato. Um Miguel Coelho que se anulou a si próprio. Não foi por acaso que num dos primeiros dos vários mandatos o Miguel Coelho obteve mais de 2/3 dos votos. Porquê? Simples. Os militantes reconheciam-lhe trabalho e mérito. Hoje evidencia-se um cansaço e desgaste que se tentam disfarçar e que os militantes do PS/Lisboa, sejam ou não apoiantes do Miguel Coelho, sabem e percebem isso, mesmo que o não queiram admitir em público.

Se apoio o Miguel Teixeira é por o conhecer e, mais do que o conhecer, pois os apoios em política não se devem prestar por conhecimentos, mas por identificação e adesão a projectos e causas, o Miguel Teixeira dá a garantia de assumir um projecto concelhio que vai devolver a vitalidade ao partido na cidade, pois o bom e vasto trabalho que tem desenvolvido na Secção de Alvalade, e que tem sido amplamente reconhecido, é disso prova.
Por exemplo, uma pessoa que está acima de qualquer suspeita e não tem qualquer vínculo à concelhia de Lisboa, como António José Seguro, destaca a vivacidade com que se debate em Alvalade.
Não vale a pena ignorar, fingir ou mascarar o que está verdadeiramente em causa, e os militantes do PS/Lisboa sabem disso. No próximo dia 7 de Março há uma de duas escolhas: ou a continuação de um projecto que nada mais tem para oferecer ou uma mudança que vai dinamizar e revitalizar o PS/Lisboa.
Sou dos que quer voltar a ter uma Concelhia activa e dos militantes, por isso apoio e voto no Miguel Teixeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acredite, meu caro amigo, que a esperança jovial brotando das suas palavras, me enternece.

Acaso acha que M. Teixeira tem mérito para conduzir uma Concelhia?
Acha que a dona-de-casa boa cozinheira, dá necessariamente uma boa chefe de cozinha de hotel?

Não tenho dúvidas que toda a actual nomenklatura do PS adorava ter o M. Teixeira à frente de Lisboa.
Com Coelho ainda têm de aturar "os aparelhistas" mas com Teixeira nem estes teriam de aturar: Com fraquíssimo discurso político, sem uma ideia válida sobre Lisboa, apoiado apenas pela "aldeia galesa" em que se tornou Alvalade, Teixeira seria um lider "politicamente transparente", mais um homem invisível no PS. Veja como são tratados os Prs de Concelhia no país...