segunda-feira, 23 de junho de 2008

Um péssimo político

Tarija proclama su autonomía frente al Gobierno de Morales
El departamento boliviano aprueba en referéndum su independencia con un 80% de los votos a favor.- Es la cuarta región que desafía al presidente, después de Santa Cruz, Beni y Pando


Se no plano da política externa o Presidente da Bolívia mais parece uma marioneta do señor de Caracas, e assim se demonstra como não há uma política externa da Bolívia, mas apenas a mimese de Caracas; a nível interno a governação de Morales é desastrosa.
Primeiro, foi a cisão que se registou por causa da capital do país, com os residentes de Sucre a reclamar o poder que está sedeado em La Paz. Morales não foi tido nem se achou.
Depois, e mais problemático, a divisão regional, com a convocação e realização de referendos inconstitucionais por parte das regiões mais ricas do país, que Morales enfrenta, como se elas fossem as más, por nelas residerem na maioria brancos e as outras, maioritariamente habitadas por indigenas, as boas, que são economicamente mais pobres.
Em Agosto, mais propriamente no dia 10, quando se realizar um referendo que ao fim e ao cabo se resume a conduzir à saída do Presidente do seu cargo ou a sua continuação na chefia do Estado, espero que Morales perca, pois a sua política está a criar uma grave divisão num país pobre, mas que tem todas as condições de prosperar, dada a sua riqueza natural.
Quem tanto se regozijava com a eleição histórica de um indígena, eis o resultado do seu triunfo, cisões. E sem qualquer melhoria social e económica para a Bolívia.

Sem comentários: