Mostrar mensagens com a etiqueta Iémen. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Iémen. Mostrar todas as mensagens

domingo, 3 de janeiro de 2010

Coisas que não batem certo

A Al-Qaeda estaria a preparar um atentado na capital do Iémen, disse John Brennan, o conselheiro para as medidas anti-terrorismo de Barack Obama, para explicar por que é que a embaixada dos Estados Unidos naquele país foi hoje encerrada. A do Reino Unido encerrou também e a de Espanha fechou ao público.

Há muito que o Iémen apresentava um risco, em especial no quadro regional. Ainda há pouco mais de um mês as forças armadas sauditas intervieram no Iémen para diminuir um foco de conflito, tendo, no momento, Teerão criticado o regime saudita e norte-americano. Suspeitou-se que o regime dos ayatollas apoiava o grupo xiita no Iémen (maioritário). Por onde andariam os elementos da Al-Qaeda? De certeza que não chegaram depois deste conflito. E não é um atentado falhado, a Detroit, que faz levantar o nível de risco, pois ele já era elevado. Como ainda há poucos dias o General Petreaus reconheceu.

domingo, 23 de março de 2008

Boa notícia

Os movimentos rivais palestinianos Fatah e Hamas assinaram hoje um acordo em que aceitam empreender diálogo com base numa iniciativa do Iémen de reconciliação, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros iemenita, Abu Bakr al-Kurbi

O regresso ao diálogo entre os dois principais grupos palestinianos é uma boa notícia.
Não será nada fácil ultrapassar os entraves mútuos que cada organização provocou, no entanto, nada como sentar as duas partes à mesa, com um mediador, neste caso o Iémen, e procurar atenuar as hostilidades por forma a poder encontrar o difícil caminho para o entendimento para a Palestina. Oxalá os vizinhos árabes, e a Comunidade Internacional, possam ajudar a estabelecer um compromisso entre a Fatah e o Hamas, para que a Guerra Civil latente não se consolide, nem na Cisjordânia nem em Gaza.