terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Bom exemplo africano

Não querendo contrabalançar os excelentes textos com que o Pedro Correia tem brindado os habituais leitores do Corta-Fitas, acerca dos autocratas do continente africano que estarão em breve em Lisboa (sobre os quais escreverei algo noutra oportunidade), deve-se, por outro lado, referir alguns bons exemplos de África. Poucos, é verdade, mas existem.
Um, bem recente e a todos os níveis merecedor de admiração e elogio, foi o golpe de Estado perpetrado em 2005 na Mauritânia, que abriu as vias da Liberdade e da Democracia neste país. O regime ditatorial de Sidi Ahmed Taya tombou pela acção dos militares que não extravasaram as suas funções, comuns em períodos de transição (como o nosso exemplo nacional contemporâneo, entre 1974/1982, é prova) e dois anos e meio depois, já se referendou uma Constituição democrática e o país engrena na via democrática.
Aliás, arrancou hoje em Paris a reunião de trabalho do Grupo Consultivo da Mauritânia, que junta à mesma mesa governantes e responsáveis de diversas organizações, de modo a definir uma estratégia de desenvolvimento para a Mauritânia.
Um bom exemplo africano.

1 comentário:

Pedro Correia disse...

É uma exclente ideia, Carlos. Abraço