sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mais um sinal da maturidade dos partidos brasileiros

será lançado durante o IV Congresso Nacional do PT o livro "Brasil, entre o passado e o futuro", organizado por Marco Aurélio Garcia e Emir Sader.

A obra busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para isso conta com a colaboração de alguns intelectuais – integrantes do governo ou não – que nunca deixaram de pensar e sistematizar ideias sobre o processo em curso no país: Marco Aurélio Garcia, Emir Sader, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso. Além dos artigos, completa o volume uma entrevista com a ministra Dilma Rousseff, feita por Garcia, Sader e Mattoso.

Um bom exemplo do PT. Além da dimensão político-partidária que um congresso tem, a publicação e apresentação de um documento que compreende as dimensões académicas e doutrinárias, além da panfletária, com a entrevista a Rousseff, em pleno enclave, é um sinal de como no Brasil os partidos percebem a relevância da capacidade de gerir e produzir pensamento, que vincam a identidade política e os projectos de cada formação.

Sem comentários: