El presidente de Irán, Mahmud Ahmadineyad, ha manifestado hoy martes en la ceremonia de apertura de un simposio dedicado a los iraníes residentes en el extranjero: “Irán se halla en el más elevado nivel en las interacciones mundiales y hoy nadie en el mundo puede colocar obstáculos en la senda del progreso del pueblo iraní, un pueblo que ha sido en cualquier época creador de cultura y civilización.”
Ahmadinejad não podia ter encontrado melhores protagonistas em Washington para levar a sua política ao porto que pretende. Depois de Bush lhe escancarar as portas para o domínio do Iraque, Ahmadinejad surge nestes dias mais confiante, pois Obama está a dar-lhe as condições para desenvolver o seu programa nuclear.
Nos EUA, como na Europa, até podem pensar que os actuais responsáveis políticos iranianos estão mais dialogantes e interessados em negociações, por causa da postura e palavras de Washington. Mas, como estes dias provam, não nos podemos iludir. A Coreia do Norte mandou à fava os parceiros, as conversações e os compromissos, e aí está, de novo, a solo (chapéu chinês, claro!), a desenvolver programas nucleares.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário