quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Alemães reprovam irresponsabilidade política de Sarkozy

Em 12 de Maio de 2007, pouco depois da vitória presidencial de Sarkozy, escrevia-se:

A necessária determinação alemã
Mesmo que haja, como prevejo, desvarios europeus do próximo Chefe de Estado gaulês, leia-se valorização de directórios por Paris, de Berlim a UE pode continuar a contar com determinação europeia global. Ainda bem, por todos nós!


Hoje, toma-se conhecimento:

Paris e Berlim acabam de anular duas cimeiras, tornando público um mal-estar persistente franco-alemão, devido a divergências sobre o projecto de União Mediterrânica do presidente Sarkozy e dossiês económicos europeus

A cada dia que passa Sarkozy afunda-se nas suas políticas e atitudes. Desta vez, nem a vizinha, nem companheira do mesmo campo político, Angela Merkel, embarca nas posições de Sarkozy.
O pragmatismo alemão, em especial no campo económico, não está para ceder aos aventureirismos deste Presidente francês. A Alemanha faz muito bem na determinação que assume, pois não se pode deitar o rigor e os critérios fora, e que tanto custaram a conquistar e assumir no espaço europeu, só pelo poder político gaulês não querer assumir as suas responsabilidades.
Sarkozy tem demonstrado em quase um ano de mandato um exercício de poder cheio de forma e muito escasso de conteúdo.
Felizmente, para a UE, Berlim conta com bons governantes e não se deixam levar pelas facilidades, sem eira nem beira, que Sarkozy quer implementar.

Sem comentários: