quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O erro de Israel

The possibility of a large-scale IDF operation in the Gaza Strip is growing, Chief of Staff Lt. -Gen. Gabi Ashkenazi said Wednesday

O Ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, já avisara, há umas semanas, que Israel estava a preparar uma operação militar na Faixa de Gaza, controlada há meses pelo Hamas, após o desentendimento entre este grupo e o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.
Infelizmente, Israel não querer aproveitar a oportunidade de dialogar com a ala moderada do Hamas, que governou a Palestina enquanto Abbas permitiu, contando, deste modo, com um grupo significativo e determinante para a Paz no Médio Oriente.
Quantos mais ataques e cortes (de energia e água) se fizerem em Gaza, mais força os radicais do Hamas obtêm e os moderados perdem.
Como refere, e bem, o general israelita a propósito do programa nuclear iraniano: "Iran's development is negative for Israel as well as for world peace."
Em Gaza podem surgir oportunidades, caso elas queiram ser procuradas. Do Irão, por enquanto, com a postura do actual regime, só ameaças.

Sem comentários: