terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Para quem pensa que as alterações climáticas são uma miragem

Quem não acredita que as pequenas ilhas são vulneráveis às alterações climáticas, ouça o que diz Enate Evi. Ele é o responsável ambiental do Governo do Tuvalu, um mini-país de dez mil habitantes, formado por um conjunto de ilhotas no meio do Pacífico. A ilha principal, onde está a maior parte da população, nada mais é do que uma estreita língua de terra, quase ao mesmo nível da água.
Nas grandes marés da Primavera e do Outono, o mar simplesmente invade a ilha. "Chega aos meus joelhos", diz Evi. "Até a pista do aeroporto fica alagada."


As Alterações Climáticas não são tema de menor relevo ou importância, como algumas pessoas consideram.
Depois de ontem se saber que várias cidades do mundo podem sofrer um impacto económico negativo, devido à subida do mar, como Nova Iorque ou Bombaim, entre outras destacadas metrópoles, as ilhas são os territórios mais ameaçados e, no Pacífico, são vários os arquipélagos em risco. Tuvalu é mais um preocupante exemplo.
Na Europa o assunto tem merecido mais atenção e preocupação na Islândia, mas, no continente, países como a Holanda (como é compreensível) começam a dar mais importância às mudanças do clima.
Quem pensa que o meritório trabalho de Al Gore é alarmante, talvez devesse prestar mais atenção aos sinais, esses sim, bastante alarmantes, que o planeta dá.

Sem comentários: