terça-feira, 18 de março de 2008

Governo ao fim de nove meses

Há acordo definitivo para a formação de um governo na Bélgica. Yves Leterme prepara-se para assumir na quinta-feira a chefia do executivo, nove meses depois das eleições e após dois fracassos nas negociações entre as formações politicas.
A saída do partido nacionalista flamengo NVA das negociações há algumas semanas facilitou uma conclusão do acordo. A coligação já designda como Laranja-Azul, entre democratas cristãos e liberais deve começar a trabalhar na quinta-feira, dia da tomada de posse.


Ao fim de nove meses a Bélgica conta, finalmente, com as condições para ter um Governo resultante das legislativas do passado Verão. O vencedor, Leterme, assume a liderança de um Governo de coligação.
O momento não pode deixar em branco o papel de Guy Verhofstadt, o chefe de Governo cessante, e que tomou o leme numa circunstância difícil e crítica para a Bélgica.
O grande europeísta belga é um dos nomes que não pode ser descartado do futuro do projecto europeu. E, oxalá possa dar a sua contribuição num dos órgãos comunitários.
Por outro lado, a boa notícia é a não participação dos nacionalistas flamengos, adeptos da cisão do país.

Sem comentários: