sábado, 8 de março de 2008

Uma piada que terminou com o conflito sul americano

Presidentes de Colombia, Venezuela, Ecuador y Nicaragua pasaron de los insultos a los abrazos
Una llamada de atención de la presidenta argentina, Cristina Kirchner, en tono jocoso, sobre la forma como los hombres manejan la política fue lo que finalmente distensionó el ambiente en la Cumbre de Río para darle paso a una cadena de abrazos y disculpas, que dejaron atrás los insultos.


A crise sul-americana, entre Colômbia, Equador e Venezuela chegou ao fim, ontem, com o cumprimento que os Chefes de Estado dos respectivos países trocaram entre si, na Cimeira do Rio, que se realizou na República Dominicana.
Ao que consta, depois de muita crispação, e a recrudescer desde a semana passada quando estalou o conflito por causa da intervenção militar colombiana do Equador, a Presidente da Argentina, Cristina Kirchener, saiu-se com uma piada que se tranformaria na solução para um caso que começava a agitar a América e a preocupar o mundo.
Com uma piada acerca da forma de estar das mulheres e dos homens, Kirchener conseguiu que os três Presidentes dos Estados setentrionais da América do Sul deixassem os insultos, regressassem ao elementar bom-senso e retomassem, na medida do possível, os entendimentos que as suas funções lhes requerem.
Quem duvida da política no feminino, eis um bom exemplo de como a política não é um mundo exclusivo para os homens, e que as mulheres são tão capazes ou melhores para exercerem a função do que os homens.
Penso que não haveria melhor forma de se assinalar o Dia Internacional da Mulher com este exemplo de pragmatismo e decência assumido pela Chefe de Estado de uma das potências da América do Sul.

A piada de Kirchener:
Con sus palabras, Fernández relajó el ambiente y dio paso a una cadena de abrazos y disculpas.“Quería decir que siempre nos han acusado a las mujeres de que se nos vuela el pajarito, que tenemos cierto grado de histerismo cuando tenemos algunas situaciones. Quiero decirles que algunas escenas que por allí tocan ver, nos convierten a las mujeres, tal vez, en las personas más racionales", dijo la mandataria refiriéndose a Uribe, Correa y Chávez, que parecían incapaces de llegar a un acuerdo.

Sem comentários: