quarta-feira, 6 de maio de 2009

O extremismo anda à solta pela Europa

KKK leader detained in Prague
Ironically, in his interview with Právo minutes before his arrest, Duke mentioned that he had given speeches all over Europe, including Germany, the Netherlands, Belgium, Sweden and France, without running into problems with the authorities.


A República Checa tem sido um dos palcos europeus onde o extremismo mais se tem manifestado. Ainda há poucos dias, várias de dezenas de neonazis organizaram várias manifestações e provocaram distúrbios em localidades checas. E referimo-nos a um país onde os comunistas defendem a pena de morte. Tudo isto na Europa dos Valores e Direitos Humanos!
A detenção e expulsão do líder do Klu Klux Klan, num restaurante em Praga, no dia 24 de Abril, é mais um testemunho de como o extremismo anda à solta, não só na pátria de Havel mas também na Europa, pois, como a notícia indica, David Duke já deu várias palestras em vários países europeus.
O actual momento, de crise, é propício à mensagem que os extremismos, de direita e esquerda, veiculam. Apelando, sempre pela via da emoção, o irracional, com a promoção do ódio e da xenofobia.
Estas são velhas "receitas" que a Europa tragicamente conhece e os europeus não podem esquecer as nocivas experiências do passado recente.

(Publicado no Câmara de Comuns)

1 comentário:

Diogo disse...

E o extremismo na América?


Jon Stewart – Num mês apenas, a CIA efectuou 183 simulações de afogamento a um único terrorista da Al-Qaeda.Jon Stewart: sendo mais específico, um prisioneiro da Al-Qaeda passou pela simulação de afogamento 183 vezes num mês, e esta é a pior parte: 185 simulações e recebe-se pão de alho de graça. É preciso passar pela simulação de afogamento 183 vezes? O grau de eficácia não diminui? Presumo que, depois de 90 simulações, ele pense: "Não me vão mesmo afogar, pois não?"

Michael Hayden, director da CIA na era de Bush, defendeu a utilização dessas tácticas contra sujeitos que já tinham dito tudo o que sabiam.

Pivot do Canal de TV: Toda a informação que [Abu Zubaydah] revelou, surgiu antes de ter sido sujeito a simulações de afogamento, antes de ser esbofeteado, antes de ser atirado contra uma parede.

Michael Hayden: devo corrigi-lo. Foi atirado contra uma parede falsa e flexível com uma protecção no pescoço para que não se magoasse.

Jon Stewart: E, para sermos justos, se me permite, a água que usámos para as simulações era tépida e tinha um pH equilibrado. E as algemas das posições de tensão eram sempre as peludas da Spencer Gifts. Não somos nenhuns selvagens!

VÍDEO legendado em português