sábado, 15 de novembro de 2008

Congresso da mudança

Os socialistas franceses estão à beira de confirmar, neste fim-de-semana, em Reims, a ruptura com o passado cinzento e nada vitorioso do partido.
Três nomes são indicados para suceder a François Hollande à frente do PS gaulês.
Para já, só Ségolène Royal anunciou a candidatura. Facto também impulsionado por há dias a sua moção ter obtido mais votos, 29%.
Resta esperar a apresentação da candidatura de Bertrand Delanoë, até há pouco tempo o grande favorito, caso obtivesse o apoio de Martine Aubry, outro dos nomes que pode disputar a liderança. A Maire de Lille, também conhecidapela Ministra (de Jospin) das 35 horas, parece apostada em querer levar a sua candidatura às urnas. Na votação das moções, a de Aubry alcançou 25%, a mesma percentagem da de Delanoë. De contar, também, com a participação de Benoit Hamon, eurodeputado, que granjeou 19% dos votos.
Na quinta-feira, quando for escolhido o líder, termina um capítulo dos socialistas franceses e inaugura-se outro, que surge com melhores condições para conduzir a esquerda à governação do país. Seja Ségolène ou Delanoë o próximo líder, o partido sairá vencedor, pois contará com uma nova e forte liderança, desligado das propostas e posturas anacrónicas do PSF do últimos anos. E isso é o mais importante!

(Publicado no Câmara de Comuns)

Sem comentários: