sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Uma justificação curta

Al final, lo importante es esto: cuando los talibanes vayan a buscar al hijo de un padre afgano para que luche con ellos, ¿qué hará ese padre? Si ve que los talibanes no tienen ninguna posibilidad de ganar, si ve que su vida está mejorando, y si cree en su Gobierno, dirá que no. Y entonces la insurgencia perderá. Es así de sencillo. Ésas son las condiciones que tenemos que crear, y creo que, el próximo año, empezaremos a ver la luz al final del túnel.

O Secretário-Geral da NATO apresenta, no artigo hoje publicado, uma boa abordagem ao conflito do Afeganistão. Porém, termina com a mais pós-moderna visão ocidental, de que só os bens materiais parecem interessar.

Pode perceber-se que Rasmussen dirige-se aos ocidentais, para granjear mais apoios na sociedade. Mas querer dar a entender que o bem material das novas gerações afegãs se conquista com progressos materiais é não entender nada da cultura e valores daquela sociedade oriental.

Talvez um pouco do tão esquecido, e ocidental, Santo Agostinho ajude Rasmussen a perceber que além desta há outras vidas, ainda que os profetas sejam diferentes.

Sem comentários: