segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mais uma obra de arte no emirado dos sonhos

La torre más alta del mundo, Burj Dubái, con 828 metros de altura, fue inaugurada por el primer ministro emiratí, jeque Mohamed bin Rashid al Maktum, en Dubái, en una ceremonia con un espectáculo de luz y fuegos artificiales.

O emirado mais extravagante dos Emirados Árabes Unidos, o Dubai, continua nas bocas e olhos do mundo. Hoje, foi dia de inaugurar o edifício mais alto do mundo. Mais de 800 metros! Uma obra de arte que não deixa ninguém indiferente, nem mesmo os mais distantes do gosto e sensibilidade pelo domínio arquitectónico e urbanístico.

Se há uns tempos tudo indicava prosperidade, as últimas semanas comprovaram fortes debilidades, com o grande buraco financeiro do Dubai a ser ser cobrado por outro emirado, Abu Dhabi.

De qualquer forma, a imponência do Dubai continua a revelar-se. E esta pérola arquitectónica que rasga céus é, com toda a certeza, mais um dos atractivos, que fará muita e boa gente, com posses, claro, dar um salto ao Dubai para apreciar o edifício e as vistas que proporcionam. Nem que seja pelo sentimento de vertigem que pode causar.

Se os apartamentos (108 pisos dos 160 habitáveis) já estão todos comprados, e ainda se fala de crise (o secretismo dos seus proprietários também aguça a curiosidade de quem comprou andares), o hotel do edifício, de Giorgio Armani, deverá receber elevadas taxas de ocupação.

A especialização do emirado em destino turístico faz com que o Dubai consiga vingar os seus objectivos, apresentando obras fora do comum, que de tão excêntricas causam o interesse e gosto de conhecer o emirado.

Sem comentários: