terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mudanças constitucionais na Rússia

Medvédev remite a la Duma enmiendas para aumentar a 6 años el mandato presidencial

O Presidente russo fez o que Putin não ousara alterar: a Constituição.
Das propostas mais significativas propostas pelo Chefe de Estado russo destacam-se duas: o aumento do mandato presidencial, de quatro para seis anos, e a determinação do Primeiro-Ministro ter de responder na Duma às questões dos parlamentares.
O que quererá Medvedev?
Não creio que seja a facilitação da vida de Putin.

2 comentários:

Anónimo disse...

Com um estilo menos showman, mas com ideias bastante claras, Medvedev esta a aproveitar da melhor maneira a posicao de "puppet on a string" que muitos lhe auguraram ao inicio (eu incluido) para se afirmar (e de que maneira) como o verdadeiro lider Russo, coisa que nao e facil tendo Putin a respirar-lhe na nuca.

Nuno Pinto.

Creio que Medvedev esta a marcar a sua posicao, ideologicamente na linha do seu partido e do anterior presidente, comeca a ser respeitado interna e externamente e comeca a divergir nalguns pontos de vista de Putin.

Resumindo, parece-me que ele sabe exactamente o que quer, resta saber nos proximos tempos e com o abrandar do crescimento e aumento do desemprego (a proposta de aumento da legislatura nao e inocente) qual a reaccao da populacao e fundamentalmente, qual a reaccao de Putin.

Anónimo disse...

Nao sei porque razao a assinatura ficou a meio do comentario...
NP