Mostrar mensagens com a etiqueta Arábia Saudita. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arábia Saudita. Mostrar todas as mensagens

domingo, 3 de janeiro de 2010

Coisas que não batem certo

A Al-Qaeda estaria a preparar um atentado na capital do Iémen, disse John Brennan, o conselheiro para as medidas anti-terrorismo de Barack Obama, para explicar por que é que a embaixada dos Estados Unidos naquele país foi hoje encerrada. A do Reino Unido encerrou também e a de Espanha fechou ao público.

Há muito que o Iémen apresentava um risco, em especial no quadro regional. Ainda há pouco mais de um mês as forças armadas sauditas intervieram no Iémen para diminuir um foco de conflito, tendo, no momento, Teerão criticado o regime saudita e norte-americano. Suspeitou-se que o regime dos ayatollas apoiava o grupo xiita no Iémen (maioritário). Por onde andariam os elementos da Al-Qaeda? De certeza que não chegaram depois deste conflito. E não é um atentado falhado, a Detroit, que faz levantar o nível de risco, pois ele já era elevado. Como ainda há poucos dias o General Petreaus reconheceu.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Aviso a Israel ou disputa com o Irão?

Saudi Arabian King Abdullah warned on Monday that a 2002 Arab initiative offering peace with Israel would not remain on the table forever.
Israel must understand that the choice between war and peace would not always stay open, Abdullah told delegates in Kuwait City at a summit focused on boosting economic growth and development in the Arab world.


As palavras de Abdullah devem merecer mais enquadramento na disputa do poderio regional do mundo árabe do que propriamente um aviso a Israel.
Num momento que Teerão procura fazer sua a dor palestiniana, a outra grande potência regional, a Arábia Saudita, não podia tomar partido de Israel.

domingo, 15 de junho de 2008

A OPEP não pode dizer o mesmo?

O rei da Arábia Saudita considera que o preço do petróleo está anormalmente elevado. O monarca disse ao secretário-geral da ONU que está disposto a fazer tudo para que os valores do crude desçam.

Ao fim de algumas semanas ouve-se um responsável de um país exportador de petróelo, no caso o que mais exporta no mundo, pronunciar-se acerca do encarecimento do ouro negro. Mas para isso foi necessário o Secretário-Geral da ONU reunir-se com o Rei saudita. Já não era sem tempo, saber o que pensava alguém de relevo dos exportadores de petróleo.
De qualquer modo, a OPEP não pode pronunciar-se? Ou teremos de esperar pelo encontro da organização que decorrerá em Viena no próximo dia 9 de Setembro?

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Deplorável

O governo da Arábia Saudita apoiou uma decisão do Supremo Tribunal do país de condenar uma jovem mulher vítima de violação a uma pena de 200 chicotadas e seis meses de prisão

A Comunidade Internacional deve repudiar e admoestar o veredicto do Governo saudita.
Uma vítima de violação não pode ser culpada de ter sido violada. Deve, isso sim, ser apoiada e os violadores devidamente punidos. É a mais básica e elementar Justiça.