terça-feira, 2 de setembro de 2008

Medvedev insufla Saakashvili

A Rússia já não vê Mikheil Saakachvili como Presidente da Geórgia e qualifica-o mesmo como um “cadáver político”. Em entrevista a uma televisão italiana, retransmitida na Rússia, o presidente Dmitri Medvedev afirmou que para a Rússia “o actual regime georgiano abriu falência” e o seu “presidente deixou de existir”.

Medvedev surge actualmente mais à vontade no posto de Chefe de Estado, após uma entrada de cordeiro e começa a dar-se ao luxo de empregar uma linguagem pouco cuidado, como é o caso.
Apesar de considerar que a médio prazo, uma vez acente a poeira destes dias, Saakashcvili será uma personagem do passado da Geórgia, dado os erros graves que cometeu, estas declarações do Presidente russo acerca do homólogo georgiano acabam por reforçar a posição do populista de Tbilissi.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Carlos,

Como pode ler neste artigo do The Moscow Times: http://www.themoscowtimes.com/article/1016/42/370576.htm comeca, tal como ja se esperava a algum tempo e como e normal numa lideranca bicefala, a luta dos varios poderes no Kremlin. Nao me surpreendem estas tomadas de posicao do Medvedev, assim como as ultimas aparicoes de Putin, dando entrevistas em tudo quanto e televisoes pela Europa, bem como aparecendo com os seus fait-divers de verao, como o que aponta num post mais abaixo.

Mais do que a questao das supostas sancoes a Russia pela UE ou das chamadas de atencao dos EUA, creio que os proximos tempos na Russia serao de discussao e quica luta interna por um lugar ao sol, ou melhor dito, a neve.

Abraco,
Nuno Pinto.

Pedro Sá disse...

Eu diria que isto é um pré-aviso de invasão e anexação...