sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Bom ano

Este vai ser um ano particularmente interessante para os blogues de análise e comentário político, pelas três eleições que vão ser disputadas no nosso País.
Mas, lá fora, outros tantos actos também merecem acompanhamento, desde as autonómicas espanholas, na Galiza e País Basco, às presidenciais iranianas, das presidenciais sul-africanas às ucranianas, passando pelas regionais na quase desconjuntada Bélgica, sem esquecer as legislativas em Israel, dentro de um mês.
As legislativas alemãs, de Setembro, merecem especial atenção, como merecem referência, antes, as legislativas indianas. O vizinho indiano, o Paquistão, será assunto que dará pano para mangas, provavelmente mais, até, do que o Iraque e o Afeganistão. Bastante relacionado com esta área do globo, mas não só, a tomada de posse de Obama, dentro de dias, os primeiros passos e as novas medidas da Administração sucessora da de Bush serão outro dos "pratos fortes" de 2009.
A UE também merece destaque, com o primeiro semestre em grande plano, pela condução checa, que reúne ingredientes mais do que suficientes para realizar uma presidência falhada ou bem sucedida. Com um Chefe de Estado eurocéptico, um Governo internamente vulnerável, uma crise mundial para confrontar e um conflito bélico às portas da Europa, no Médio Oriente, Praga tem seis meses árduos.
A sucessora checa, na liderança da UE, a Suécia, acabará por estar debaixo dos holofotes pela possibilidade, há um tempo impensável, de dar o passo em direcção à zona €uro, onde, desde ontem, mais um Estado faz parte, a Eslováquia. Neste campo, da adesão ao €uro, merece atenção a posição de Copenhaga e, por que não observar, a de Londres, dada a queda da £ibra nestes dias. E, ainda no âmbito europeu, o referendo do Tratado de Lisboa, outra vez, na Irlanda.
Razões não vão faltar para escrever.
Para já: bom 2009!

P.S.- Agradeço ao André Azevedo Alves a distinção que atribuiu a este blogue no quadro nacional dos blogues políticos.
Ao Pedro Correia, a referência por ter neste blogue um lugar de passagem.
Ao André e ao Pedro, votos de bom 2009 e que continuem a dar muitas e boas razões para continuar entre os milhares que todos os dias lêem o Insurgente e o Corta-Fitas. E pelo inicialmente referido, neste ano, haverá bastantes motivos para ler os seus escritos.

Sem comentários: