quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eleição que pode ser histórica

El obstáculo principal que tiene por delante Frei es el empresario Sebastián Piñera, el abanderado de la derecha, cuya fortuna se estima en 1.300 millones de dólares, que tras ser derrotado por Bachelet en 2005, inició de inmediato la carrera para la elección presidencial de diciembre de 2009 y que tiene ahora una gran ventaja en todos los sondeos sobre su rival democristiano.

No dia 11 de Dezembro deste ano, os chilenos vão escolher os deputados ao Parlamento Nacional e o Presidente da República.
A actual Presidente, Michelle Bachelet, impedida constitucionalmente de recandidatar-se - estava na altura de se fazer uma alteração constitucional, de modo a permitir dois mandatos, tal como é dada essa possibilidade ao Presidente em exercício no Brasil, Colômbia e EUA - sai da chefia do Estado, que neste momento, de acordo com os dados avançados, pode ser conquistada por Sebastián Piñera. A suceder, seria um facto histórico, pois pela primeira vez, depois da queda de Pinochet a direita regressaria ao poder. No entanto, o antigo Presidente Eduardo Frei regressa ao activo para reconquistar o primeiro lugar do Estado.
O Chile promete este ano uma luta política interessante.

Sem comentários: