segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Mais um bom resultado dos liberais alemães

Tal como previsto, a CDU de Angela Mergel alcançou a vitória no land alemão de Hesse, um dos mais ricos do país.
Em Hesse, o líder dos democratas-cristãos, Roland Koch, ficou satisfeito com os 37,5% que a CDU recolheu, quase mais um por cento que no ultimo sufrágio regional.
Logo a seguir nas primeiras projecções surge o SPD, com pouco mais de 23 pontos percentuais, o valor mais baixo da história dos sociais democratas alemães.
Em terceiro lugar ficou o FDP, o partido liberal que conseguiu o melhor resultado de sempre, subiu mais sete pontos e chegou aos 17 por cento.


Os liberais alemães estão a obter excelentes resultados nas regionais. Há poucos meses subiram bastante na Baviera. Desta feita, o FDP tem um resultado bastante bom em Hessen. Melhor do que se previa.
Quanto à CDU, Merkel tem razões par descansar. Os democratas-cristãos aguentam-se e os sociais-democratas continuam a averbar pesadas derrotas. Steinmeier tem uma missão quase impossível de alcançar um bom resultado nas legislativas de Setembro.
Veremos o que se segue nas próximas eleições regionais, presidencial e europeias.
Recorde-se que esta eleição no land de Hessen decorre da instabilidade de governar o Estado, na sequência da eleição do ano passado, marcada pela campanha xenófoba de Roland Koch, que este ano deixou a campanha racista de parte. Tudo indica que CDU e FDP vão formar uma coligação.

Sem comentários: