domingo, 27 de janeiro de 2008

A boa lição de Hessen

A CDU perdeu hoje a eleição no land de Hessen, onde era poder.
Roland Koch, que se recandidatava ao lugar de Presidente deste importante land alemão, mereceu perder, pela campanha xenófoba que desenvolveu. Inaceitável num dirigente de um partido com a responsabilidade da CDU.
Procurando explorar uma matéria sensível para qualquer comunidade, como a Segurança, dizendo ao longo da campanha que a insegurança que o país vive é culpa dos imigrantes, a comunidade de Hessen acabou por provar nas urnas que as leituras extremistas, que os tempos podem convidar a aceitar, não passam.
Mais do que a assinalável vitória do SPD, imprevista há uns tempos, foi a derrota da CDU, pela hipocrisia da sua postura, que mereceu, e bem, a reprovação das urnas.
Quanto à possibilidade desta derrota ter chamuscado a liderança federal da Chanceler da CDU Angela Merkel, como vários comentários têm indicado, não estou tão certo disso. Aliás, sendo Koch adversário interno de Merkel, ao que consta com pretensões de ser Chanceler alemão, é menos um oponente interno a procurar obstruir a sua política.
A CDU perde um land - ganha o da Baixa Saxónia, a outra eleição do dia - e deve aprender a lição, de que partidos com elevadas responsabilidades não devem enveredar por posturas irresponsáveis.
A população de Hessen deu hoje, à Europa, uma boa lição. Importa separar o trigo do joio.

Sem comentários: