sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A correr para um Estado palestiniano

Bush acredita em acordo para Estado palestino até final de mandato
O presidente norte-americano prometeu, esta quinta-feira, um acordo que prevê a criação de um Estado palestino até ao final do seu mandato, dentro de um ano, considerando que este «não só é possível» como «vai acontecer».


Oxalá me engane, e aquilo em que o Presidente dos Estados Unidos da América acredita se concretize.
Todavia, uma dose de realismo deve ser tida em consideração. Ter um Estado sem reunir o mínimo de estabilidade, como não existe na presente circunstância da Palestina, dividida política e geograficamente entre Fatah e Hamas, é condenar a sobrevivência mínima desse Estado.
Quanto a esta preocupação repentina em querer ter um Estado palestiniano, de certeza que Bush tudo fará para que tal surja. Afinal, está no ano derradeiro e quer que a sua imagem, para a prosperidade, seja a de alguém que marcou positivamente o mundo. Procura, deste modo, fazer esquecer a intervenção no Iraque e querer marcar a História como o Presidente dos EUA que contribui para a consagração da Palestina.
Serão meses, até ao final do ano, em que Washington tudo fará para dar à Palestina o Estado há tanto desejado. Custe o que custar. Já deu para entender. Resta saber se conseguirá.

Sem comentários: