quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Porca miseria

La pelea se ha desatado cuando Nuccio Cusumano, uno de los tres senadores del UDEUR –el partido que ha abandonado la coalición en el poder y desatado la crisis de Gobierno- ha dicho que apoyará a Prodi, lo que ha originado que se compañero de partido Tommaso Barbato se dirigiera hacia su escaño gritándole "vendido, cornudo y pedazo de mierda". Inmediatamente el hemiciclo se ha convertido en un hervidero de acusaciones, cuando se oía a Cusumano decir "maricón, eres una basura, eres una puta, eres una muñequita”, entre otros insultos que han proferido los senadores de la oposición de centroderecha.

As palavras foram proferidas no Senado italiano. A causa do aceso debate prende-se com a manutenção ou queda do Governo liderado por Romano Prodi.
Esta situação é resultado da alegada corrupção do ex-Ministro da Justiça, de Prodi, e respectiva mulher.
Como consequência da saída, o Ministro cessante, Mastella, líder da Udeur (democrata-cristão), declarou ontem ser a favor de eleições atencipadas. A crise iminente consumou-se.
Ontem, o Parlamento transalpino aprovou folgadamente o voto de confiança, porém, o Governo de Prodi tinha o teste mais difícil hoje, no Senado, onde tinha, à partida, uma escassíssima maioria.
Tendo a Udeur três eleitos no Senado, e a Prodi basta apenas um voto para se manter no poder, previa-se que o Governo pudesse cair hoje. Ora, um dos eleitos da Udeur manifestou que votaria a favor da continuidade do Executivo de centro-esquerda e, desse modo, rompe com a disciplina de voto do partido e evita eleições antecipadas.
Assim, percebe-se a troca de mimos entre Senadores. A linguagem empregue não esconde nada do que cada um pensa.
E ainda nos queixamos dos nossos políticos e do pouco protagonismo do nosso hemiciclo.
Provavelmente, este debate chama a atenção e concentra os olhares de muitas pessoas no palco político. Infelizmente, não pelas melhores razões.

Sem comentários: