terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A brincar com o fogo

Los ministros de Asuntos Exteriores de la Unión Europea (UE) ofrecieron hoy a Serbia firmar el próximo 7 de febrero un Acuerdo de Cooperación Política centrado en el diálogo político, el libre comercio, la supresión de visados y la colaboración en materia educativa.
(...)
en cualquier caso de que si Nikolic gana la segunda vuelta de las elecciones presidenciales "no se firmará ni el Acuerdo de Estabilización ni este acuerdo" y se entrará "en una situación difícil"


Perante o receio de ver o radical Nikolic vencer as eleições presidenciais sérvias do próximo domingo, a UE tenta, à última da hora, abrir as portas aos sérvios.
A abertura o entendimento entre Bruxelas e Belgrado é total, diz a UE, mas, cláusula de condição, tem de ganhar o pró-europeu Tadic.
Depois de vários meses a atiçar os sérvios, com a defesa da independência do Kosovo, e após receber o Primeiro-Ministro kosovar albanês, Thaci, em Bruxelas, onde disse na semana passada que o Kosovo está "a dias de alcançar a independência", a UE parece despertar para uma eleição que pode desembocar num novo conflito nos Balcãs, pois a vitória do candidato radical gera mais receios do que certezas.
No fundo, acaba por ser disparatado Bruxelas dizer que se Tadic não vencer a adesão não se concretiza, pois Nikolic, já sabe, tem os braços do gigante e irmão eslavo, Rússia, disponíveis para apoiar.
Num momento em que a Rússia começa a projectar o seu poderio externo, a Sérvia seria uma primeira vitória na frente ocidental, caso Nikolic vença no domingo.
A UE deu um tiro no pé nestes últimos tempos, com a defesa da independência do Kosovo.
Oxalá a Europa não comece a esvair-se em sangue, como quase sempre os Balcãs são o ponto de erupção.

Sem comentários: