terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A importância da Florida

Hillary Clinton, candidata à investidura democrata às presidenciais norte-americanas e o republicano John McCain recuperaram terreno nos últimos dias, revelam as últimas sondagens divulgadas hoje.

Penso que a vitória de Hillary em New Hampshire foi decisiva para a corrida Democrata. Hoje, a Senadora de Nova Iorque, se não cometer deslizes, tem todas as condições de ser a nomeada do seu partido.
Do lado Republicano, a disputa está mais acesa. Obviamente, a vitória de McCain em New Hampshire foi importante. Contudo, a eleição da Florida deverá ser decisiva. Quem a ganhar apresentar-se-á em melhores condições para, no dia de quase todos os testes eleitorais, a super-terça - 5 de Fevereiro, levar a melhor e ter o caminho da nomeação Republicana aberto. Giuliani dá tudo por tudo no Estado que esteve no centro das atenções em 2000. Oito anos volvidos, desta feita nas primárias Republicanas, a Florida volta a ser determinante.
Talvez Giuliani vença e McCain repita a dose frustrante de 2000. Quando esteve à beira de bater Bush Jr. na corrida e perdeu.
A confirmar no próximo dia 30.

Sem comentários: