sábado, 5 de janeiro de 2008

Corrida mais disputada

Depois de ter ganho na quinta no Iowa, se hoje, no Wyoming, Huckabee triunfar, penso que um dos favoritos, Mitt Romney, pode ver comprometida a sua corrida. O antigo Governador do Arkansas bem pode posicionar-se como principal favorito neste momento, decorrente das vitórias estaduais que pode começar a acumular e lhe garantem projecção nacional. E como as ondas de vitória ajudam o candidato, em especial no apelo aos indecisos - há sempre quem goste de estar do lado dos vencedores.
Por isso, nesta corrida, com contornos religiosos, e como eles pesam, entre Huckabee e Romney, o último pode perder a batalha.
Por outro lado, o grande favorito, Giuliani, tem praticamente abdicado de fazer campanha em vários Estados, onde a sua imagem de candidato Republicano mais liberal não passa, como no Iowa. A aposta num conjunto de Estados, nomeadamente os grandes, que lhe assegurem a nomeação Republicana, é uma estratégia de risco. Como o ex-Mayor disse na noite de quinta, à CNN, a partir da Florida, enquanto decorria a contagem de votos no Iowa, ele assume esta estratégia e considera que é a melhor para ele. De facto, percebe-se. Em Estados muito conservadores, um homem mais liberal terá dificuldades em bater um candidato com traços mais conservadores.
McCain é outro candidato que ainda avista a nomeação, se bem que não acredito (infelizmente) no seu sucesso. O resultado de New Hampshire, na quarta-feira, pode ser decisivo, para a sua continuação ou não na corrida.
Veremos o resultado de Wyoming e se reforça, ou não, a candidatura de Huckabee.

Sem comentários: