quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Capitalizar possíveis votos

Caro Nuno,
Tudo serve para capitalizar votos para 9 de Março.
A recente questão entre o Governo do PSOE e a Igreja Católica espanhola, que já mereceu comentários indirectos por parte do Papa Bento XVI no início desta semana, a propósito da laicidade do Estado defendida por Zapatero - entendendo o Governo que esta deve ser garantida e considerando a Igreja espanhola que está a ser alvo de perseguição por parte do poder político socialista -, tem este caso novo interveniente, Gaspar Llamazares. A sua proposta, irónica mas nada inocente, de um comício no Vaticano defendendo o casamento entre homossexuais, é mais um ponto para acrescentar a este conto, no qual o PP ainda não se envolveu.
O líder da IU considera que o PSOE tem, neste caso, um discurso tíbio (à direita diz-se, quase, que o PSOE tem uma intervenção jacobina!) e, assim, pretende Llamazares cativar votos junto dos que mais pretendem distanciamento do clero.
Todos os votos estão em disputa. E entre PSOE e IU bem devem estar alguns eleitores indecisos quanto à escolha.
Um piscar de olhos de IU a uma pequena faixa eleitorado de esquerda que pode ser tentada a votar útil, dada a polarização que se antevê entre PSOE e PP.

Sem comentários: