terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Simpatias

Caro Rui,
Estamos em quase total sintonia, quanto ao candidato que gostaríamos de ver suceder a Bush: Hillary.
E destaco quase total sintonia porque, se bem que tenhamos a mesma interpretação da preferência - a questão externa, porque nos diz directamente respeito -, já não estamos de acordo quanto ao candidato se fossemos norte-americanos e tivéssemos o poder de escolher.
Dos três candidatos, digo-te que gosto de Hillary e simpatizo com Edwards. Obama, pura e simplesmente, não me inspira grande confiança. Pode ser defeito meu. Admito. Mas aquela aparente candura, de acusar tudo e todos, de apoiar a guerra do Iraque, em 2003, quando ele, se fosse na altura Senador, quase de certeza, votaria no mesmo sentido, não pode querer dar lições de moral, quando já disse que interviria unilateralmente no Paquistão se Musharraf não tivesse mão nos bandos terroristas. Penso que não é preciso nenhuma soma simples para perceber qual seria o resultado para o mundo se as suas palavras se concretizassem. Seria um descalabro mais trágico do que o do Iraque... e critica o Senador do Illinois a intervenção de 2003. O que não diria se analisasse com um pouco de mais atenção a sua proposta.
Como já referi, se em termos internos qualquer candidato Democrata dá mais garantias que qualquer Republicano, já em termos externos, por exemplo, entre Obama e McCain, de longe, prefiro o Senador do Arizona.
Em suma, resta esperar que Hillary triunfe, pois será uma excelente Chefe de Estado.

Sem comentários: