domingo, 1 de fevereiro de 2009

Aquece a luta para suceder a Lula

As últimas articulações em Brasília indicam que o PMDB deverá conquistar amanhã as presidências das duas Casas do Congresso. O presidente do partido, deputado federal Michel Temer (SP), tende a vencer a disputa pelo comando da Câmara. O ex-presidente da República José Sarney (AC) deverá conquistar a direção do Senado.
Se confirmados, esses resultados fortalecerão a chance de uma aliança formal entre PT e PMDB para apoiar a eventual candidatura ao Palácio do Planalto da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha arduamente por essa união em 2010.


Se o PSDB está à beira de uma eleição primária, para escolher ou o favorito José Serra ou Aécio Neves, na corrida ao Palácio do Planalto, no lado do PT trabalha-se para Dilma Rousseff suceder ao seu camarada de partido, Lula, que quer deixar a sua marca, e influência, na próxima presidência. Para isso, está em causa a conquista do PMDB para a união de forças.
Porém, como as formações partidárias no Brasil não têm a mesma estrutura rígida da europeia, grande parte do PMDB pode apoiar a candidata do PT, mas outras organizações estaduais do PMDB, como a de São Paulo, forte aliada de Serra, não estarão com Rousseff. A isto pode acrescentar-se o facto de Aécio poder perder a corrida interna, no PSDB, com Serra e ser o candidato à presidência do Brasil pelo PMDB.
A batalha está a aquecer.

(Publicado no Câmara de Comuns)

Sem comentários: