domingo, 8 de fevereiro de 2009

São Tomé dirá em que ficará este actual estado de total sintonia

O ministro da Defesa afirmou hoje que os discursos dos principais responsáveis políticos na Conferência de Segurança de Munique estão a marcar "um novo ciclo e uma oportunidade para o relançamento das relações" entre Europa e Estados Unidos.

Severiano Teixeira disse o que muitos governantes europeus, da esquerda e da direita, gostam de expressar neste momento, até pela sintonia entre o gosto que os Governos e povos europeus têm pela Administração Obama. Todavia, esta "oportunidade para o relançamento das relações" entre as duas margens do Atlântico norte deverá merecer algum desconforto dos europeus, quando, em breve, Washington, e com sentido, solicitar mais cooperação militar aos europeus para se envolverem e participarem mais em palcos nevrálgicos, como o Afeganistão.
Num momento de crise económica, aí sim, veremos se a Europa estará disposta a "relançar as relações", empregando mais verbas e meios, em cenários de conflito.
Habituados, desde 1945, à sombra e aos gastos de protecção militar norte-americana, é tempo da Europa assumir as suas responsabilidades, e Obama já prometeu isso. Veremos se estaremos dispostos a pagar uma factura, que, em abono da verdade, também é nossa.

Sem comentários: