quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O descalabro dos populares

A Espanha bate recordes, em termos de taxa de desemprego, e o país político está a braços com um escândalo de possível espionagem, dentro do PP de Madrid, com insinuações que alguns populares do Governo da Comunidade de Madrid andaram a espiar governantes da Câmara de Madrid, todos do PP, no já velho e sempre repetido confronto entre Esperanza Aguirre e Gallardón.
O PP está enfraquecido e Rajoy não consegue retirar o partido do poço em que se encontra atolado. As regionais do próximo dia 1 de Março podiam representar um momento de viragem, nomeadamente na reconquista da Galiza aos socialistas e aos nacionalistas galegos, depois de perdida há quatro anos, na primeira e única derrota averbada pela direita, até agora, nesta região espanhola.
Feijóo, o cabeça-de-lista por Pontevedra, podia ser o rosto da reconquista, mas por este andar, será mais um candidato a perder para o socialista Touriño, actual Presidente do Governo regional.
No País Basco, as dificuldades são ainda maiores, se bem que, numa possível vitória de Patxi López, o PSE e o PP basco podem vir a formar Governo em Vitória. No entanto, isso significaria um enfraquecimento para os populares, que a nível nacional combatem o PSOE.
A vida não está nada fácil para os espanhóis, nem para a direita espanhola, mas, neste caso, por culpa própria.

Sem comentários: