domingo, 5 de abril de 2009

Aquece a luta entre tucanos na corrida ao Planalto

Houve uma nítida mudança de tom na disputa entre os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, pela disputa da candidatura presidencial do PSDB em 2010. Nas últimas semanas, ações discretas de bastidor foram feitas no sentido de tentar realizar um acordo entre Serra e Aécio.

Serra autorizou emissários a dizer a Aécio mais ou menos o seguinte. Ambos desejam ser presidente. Ambos precisam um do outro para chegar lá. Aos 68 anos na época da eleição, Serra disse que seria sua última tentativa de conquistar o Palácio do Planalto. Afirmou que, se tiver o apoio de Aécio e vencer, vai se empenhar para acabar com a reeleição. Cumpriria quatro anos e apoiaria o Aécio com força em 2014.

Os relatos sobre a reação do governador mineiro são diferentes. Mas todos têm em comum o seguinte: Aécio reduziu o ímpeto para transformar a disputa numa guerra fratricida. Para alguns tucanos, ele ainda tentará se viabilizar como candidato em 2010. Para outros, ficou sensibilizado com a mensagem de Serra e poderia compor.

Aécio disse na sexta-feira que as primárias são inevitáveis no PSDB, para definir quem vai defrontar nas urnas Dilma Roussef, a escolha de Lula para lhe suceder.

Com as notícias hoje publicadas, de que José Serra, por intermédio de Fernando Henrique Cardoso, procura um entendimento com o Governador de Minas Gerais, dá a entender que Aécio pode ter a candidatura assegurada em 2014, o que significa que Serra só pensa no cumprimento de um mandato, se ganhar.

Do lado de Serra teme-se que a disputa interna desgaste o PSDB e favoreça Roussef. Entendimento que Aécio não deve partilhar, pois isso significaria o fim dos seus sonhos, de suceder a Lula.

Quem parece, no entanto, entusiasmado com as primárias é Geraldo Alckmin, o candidato derrotado por Lula em 2006, e recentemente derrotado na corrida à Câmara de São Paulo. E não é para menos. Uma disputa fratricida, entre Serra e Aécio, tornaria Alckmin um nome forte no seio do PSDB.

(Publicado no Câmara de Comuns)

Sem comentários: