quinta-feira, 16 de abril de 2009

A pouca credibilidade da oposição moldava

Recontagem dos votos das eleições legislativas na Moldávia. O Tribunal Constitucional ordenou a recontagem a pedido do presidente, Vladimir Voronine, que procura acabar com a contestação popular. Os resultados são esperados dia 21.

Entretanto, num outro sinal de apaziguamento, o presidente pede uma amnistia para todas os participantes nos recentes motins.

Mas os gestos não satisfazem a oposição, que boicotou a recontagem, considerando que se trata de uma farsa, para afastar a atenção da verdadeira fraude: a composição das listas eleitorais. Os três partidos da oposição exigem novas eleições legislativas.


O Partido Comunista moldavo ganhou as eleições legislativas há cerca de duas semanas. Não satisfeitos com o resultado, esmagador, dos comunistas, a oposição manifestou, nas ruas, o desagrado. Agora que se dão sinais de querer reconfirmar os resultados, a oposição moldava dá um exemplo pouco crível.
Por mais que queiram derrubar o Presidente Voronin, neste ponto, o Chefe de Estado moldavo é o último dos culpados da actual situação moldava.
Merece leitura esta entrevista de Voronin.

Sem comentários: