segunda-feira, 20 de abril de 2009

O importante apoio de Zuma

Comício de encerramento da campanha eleitoral do partido no poder teve presença surpresa - o ex-presidente e Nobel da Paz, que foi recebido em apoteose por mais de cem mil militantes no estádio Ellis Park. Eleições são quarta-feira.

O primeiro grande teste eleitoral do ANC decorre quarta-feira. O até agora preponderante partido sul-africano, desde o fim do Apartheid, começa a ter adversários que lhe podem fazer frente, como o COPE - dissidentes do ANC e apoiantes do ex-Presidente Mbeki, que foi afastado do cargo de Chefe de Estado por Zuma, na pretensão, óbvia, de ascender ao primeiro posto do Estado sul-africano.
A comparência do histórico Mandela, no último comício do ANC, antes da eleição, é um apoio que se pode revelar decisivo para Zuma, não só ganhar a eleição, mas também congregar as condições de assumir, em breve, a presidência do país.
É, pois, provável, que na quarta-feira o ANC triunfe com grande conforto, mas não é menos importante atender aos resultados das outras formações, que podem começar a abrir um caminho para consolidar um sistema político mais plural.

Sem comentários: