segunda-feira, 5 de maio de 2008

Rajoy arruma o aznarismo

La renuncia de Acebes a la secretaría general asienta la renovación de la cúpula de Aznar

Pouco depois de perder as eleições, pela segunda vez, para Zapatero, Rajoy culpou os seus próximos pela derrota de 9 de Março. Não assumindo qualquer culpa no resultado, rapidamente Rajoy começou a delinear o futuro do PP, debaixo da sua liderança.
Aos poucos, todos os que estiveram afectos à sua equipa na anterior legislatura, a maioria ligada a Aznar, começaram a ser substituídos por novos intérpretes. Assim, todos os rostos da era de Aznar, que faziam parte da equipa de Rajoy, começaram a ser afastados ou a sair.
Agora, com a saída de Acebes, que vai para a Telefónica, consuma-se o fim do aznarismo na era de Rajoy. Talvez por esta razão Aznar já tenha enviado alguns recados de desagrado ao líder do PP. Afinal, a sua ala está a perder peso e por este andar, em 2012, pouco ou quase nada restará do aznarismo.
Está prestes a terminar a era do aznarismo sem Aznar, que começou em 2004, após a sua saída do Governo, pela mão de Rajoy.
Ver-se-á, então, o que fará Rajoy ao longo dos próximos anos, com a equipa que escolheu. É certo que a chama do aznarismo não se apaga, pois continua o resistente bastião de Madrid, com Esperanza Aguirre, à espreita da conquistar o poder nacional.

Sem comentários: