segunda-feira, 5 de maio de 2008

Problemático

O Presidente sérvio, Boris Tadic, recebeu ameaças de morte dias depois de assinar um acordo de pré-adesão com a União Europeia e cerca de uma semana antes das eleições gerais na Sérvia, disse hoje fonte oficial.

Esta ameaça de morte não é brincadeira nem pode ser encarada, na Sérvia como na Comunidade Internacional, como uma ameaça sem consequências.
Como evidencia a recente história sérvia, Zoran Djindjic, o Primeiro-Ministro que decidiu entregar Milosevic ao Tribunal Penal Internacional, e foi assassinado em 2003, revelou-se um trágico testemunho de até onde pode ir a ira do nacionalismo. Desta vez, Boris Tadic, com a assinatura de um pacto com a UE, não escapa à ira dos nacionalistas, que fazem do Kosovo a mais recente causa da pátria sérvia e vêem neste entendimento entre Belgrado e Bruxelas a consumação da abdicação sérvia pela região austral do país.
As eleições legislativas do próximo domingo são determinantes para o futuro do país e da região e deverão abrir nova etapa de instabilidade, quer com a provável vitória de Kostunica, adversário das posições do Presidente Tadic, e a possível subida de votos dos nacionalistas.
Para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos sérvios, que têm tudo menos segurança e estabilidade.

Sem comentários: