segunda-feira, 12 de maio de 2008

O quase óptimo resultado

Vitória convincente para os pró-europeístas da Sérvia

Boris Tadic, o Presidente sérvio, é o vencedor indiscutível das eleições legislativas sérvias.
Determinado no seu projecto, de conduzir a Sérvia ao espaço comunitário, o há poucas semanas reeleito Chefe de Estado tinha nas legislativas de ontem um difícil teste, com a ala nacionalista e radical a estimular fortes clivagens num dos países europeus mais assolado pelo vírus nacionalista.
A vitória da Coligação Europeia (afecta a Tadic), com quase 40% dos votos, traduz bem a posição de parte significativa da população, que quer que a Sérvia adira à UE. Todavia, o resultado dos radicais de Nicolic (candidato derrotado há poucas semanas por Tadic nas presidenciais), quase 30%, dos nacionalistas (de Kostunica, Primeiro-Ministro cessante), com pouco mais de 10%, e dos socialistas (partido criado por Milosevic), que não alcançou os 10%, todos somados, e contados os seus deputados eleitos, obtêm a maioria parlamentar.
Resta, portanto, saber como se irão posicionar as diversas formações. Um novo imbróglio pode estar à vista, com o Chefe de Estado querer empossar um Governo que lhe é afecto, mas com uma maioria parlamentar que é adversa a Tadic e apostada em bloquear o próximo Governo sérvio. Nicolic deixou este aviso no rescaldo feito na noite eleitoral.
O que hoje pode, e é, um dia de satisfação para os europeístas, amanhã pode ser um dia complicado. A seguir o desenrolar dos acontecimentos.

Sem comentários: