sábado, 7 de junho de 2008

Congresso da Esquerda Republicana da Catalunha

Decorre este fim-de-semana o congresso da ERC. Carod Rovira, um dos políticos espanhóis mais proeminentes da actualidade, sai da liderança do partido, na sequência dos maus resultados das legislativas de Março. Todavia, o defensor da Catalunha independente quer continuar a ter um pé no partido com a vitória do seu candidato Puigcercós, que terá mais três adversários, alguns deles bem contundentes com a política seguida até agora pelo partido.
Há correntes que defendem o entendimento com a CiU, formando, desse modo, um bloco catalão, que teria mais força para exigir um referendo de auto-determinação. Restaria saber se a CiU estaria disposta a entendimentos com a ERC. Outra corrente defende a saída da ERC da governação da Generalitat, que é liderada pelo PS catalão.
Carod, para já, prefere o retiro momentâneo, até porque a derrota de Março foi pesada para o partido, que perdeu metade do seu grupo parlamentar. Muitos dos votos transferiram-se para os socialistas. Retiro tendo em vista as eleições autonómicas, se nada ocorrer entretanto, em 2010.
Para já, o seu candidato tem de ganhar, sob pena de Rovira deixar de ter espaço de manobra interna.

Sem comentários: