segunda-feira, 16 de junho de 2008

Washington bem podia dar uma ajuda

Ya sea que se esté ganando o no la guerra contra el narcotráfico —es imposible determinarlo con base en la cantidad de muertos— es incuestionable que este es el momento de mayor afectación contra los cárteles mexicanos. El mérito de Estados Unidos en esto es mínimo en contraste con su responsabilidad.

Num momento delicado para o México, e decisivo para o futuro do país, pela luta que as autoridades nacionais estão a travar contra os cartéis de droga mexicanos, os EUA bem podiam ser aliados do poder mexicano, como refere bem o editorial do jornal mexicano El Universal.
As autoridades mexicanas têm enfrentado, agora como nunca, um dos principais cancros e o vizinho EUA, que também é parte interessada nesta luta, dada a quantidade de droga que chega todos os anos ao seu território através das fronteiras mexicanas, com as nocivas consequências conhecidas, bem podia aplicar-se nesta peleja.
Houvesse o mesmo entusiasmo em combater os cartéis mexicanos como há em relação à construção do muro que se constrói ao longo de fronteira dos dois países e, provavelmente, os resultados benéficos para as duas populações seriam maiores.

Sem comentários: