domingo, 13 de julho de 2008

Uma embaixada que dá dinheiro

El presidente de Bolivia, Evo Morales, reveló que recibe recursos "directamente" de la embajada de Venezuela en La Paz, para eludir la burocracia del Tesoro de su país o del Banco Central, según señaló este sábado en un discurso ante cientos de mineros de cooperativas privadas.
"Por ésa y muchas razones yo dije al presidente (de Venezuela, Hugo) Chávez (que) en vez de que me mande plata al Tesoro General de la Nación -y después retirar (el dinero) va a costar (tiempo)- por qué (no) más bien, de la misma embajada, puede firmar la inversión directamente", señaló.


O novo conceito de embaixada banqueira surgiu na Bolívia, com a embaixada venezuelana em La Paz a financiar os projectos do Presidente Morales.
Se a dependência ideológica de Caracas já era conhecida e manifesta, se existência de financiamentos do regime de Caracas ao de La Paz bastante suspeita, Morales clarificou tudo. Se isto não é tornar um país soberano dependente de outro, o que será? E tudo é feito para iludir as Finanças bolivianas.
Talvez fosse melhor o referendo do próximo dia 10 de Outubro não abordar a continuidade ou não de Morales na presidência mas sim a continuidade ou não da dependência de Caracas. Ao fim e ao cabo acaba por ser a mesma coisa. A continuação de Morales na presidência boliviana mais não representa do que a continuação de Chávez a determinar o futuro da Bolívia.

Sem comentários: