quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mais um revés para o Médio Oriente

Dirigente não se vai recandidatar à liderança do Kadima
Olmert abandona chefia do Governo israelita em Setembro


No dia seguinte à apresentação da candidatura de Tzipi Livni à liderança do Kadima, Olmert, ao anunciar não ser candidato, reconhece que o seu tempo político terminou.
Apesar de ser um líder com muitas fragilidades, sobretudo internas, é inequívoco o empenho de Olmert em procurar um caminho para a estabilidade no Médio Oriente. Via que o próprio Olmert foi o grande responsável e arquitecto, quando começou a esboçar e projectar na era de liderança de Sharon. Agora, Olmert retira-se para responder perante a Justiça das acusações de que é alvo.
Quanto ao Kadima, Livni é o nome mais forte, uma vez que, na iminência de eleições legislativas antecipadas, que bem podem ter lugar este ano, a actual Ministra dos Negócios Estrangeiros é um nome forte para fazer frente ao favorito Netanyahu, do Likud. A seguir, no seio do Kadima, a postura de outro peso-pesado da política israelita, Shaul Mofaz.
Quanto aos entendimentos regionais, da parte de Israel, entra-se numa nova fase de congelamento dos processos.
Lá se vai o sonho de Bush, com Annapolis, de haver um entendimento entre israelitas e palestinianos até ao final deste ano. Algo de muito previsível.

Sem comentários: