domingo, 6 de abril de 2008

Sunset... menos para Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu hoje que não irá dedicar-se à política externa quando assumir o cargo de primeiro-ministro, depois da última cimeira com o presidente norte-americano, George W.Bush.

O Sol está pôr-se para os actuais Chefes de Estado da Rússia e dos Estados Unidos.
A grande notícia do último encontro de Putin e Bush, na qualidade de Presidentes, é o conhecimento de que o próximo Primeiro-Ministro russo, Putin, não vai assumir funções na área da política externa, função que constitucionalmente, na Rússia, está a cargo do Presidente.
Sinceramente, não estou a ver Putin como mero burocrata de Medvedev. Porém, até agora, o que anunciou, Putin cumpriu. Disse não ser recandidato a Presidente, o que implicava mudanças na Constituição que o permitisse, e não se recandidatou, mantendo a Lei das leis inalterável.
Desta feita, disse não tratar da área externa, pois está preocupado apenas com as questões internas. Nesta era global é cada vez mais difícil tratar e lidar com as políticas nacionais sem ter em conta as questões exteriores.
Resta, então, saber como se jogarão as peças do poder pelos máximos intérpretes da política russa nos próximos quatro anos, que começam em Maio próximo, quando Medvedev assumir a presidência e Putin transitar para a chefia do Governo.

Sem comentários: