quarta-feira, 9 de abril de 2008

O fluxo nacionalista

Kostunica não permitirá Sérvia assine acordo associação com UE

O demissionário Chefe do Governo sérvio, e candidato nas legislativas de Maio, Kostunica, tem no nacionalismo um princípio, conforme a posição de não assinar o acordo de associação com a UE patenteia.
Se o seu desentendimento com o Presidente da República e europeísta Boris Tadic, acerca do caminho a trilhar pela Sérvia já era acentuado, esta campanha eleitoral demonstrará que para o político que derrotou Milosevic em 2000 a UE bem pode ficar fora dos planos de Belgrado, pois não é uma adesão ao clube comunitário que cobra a independência unilateral do Kosovo.
Será interessante saber qual a posição dos sérvios, isto é, o resultado que as urnas indicarão.
Há poucas semanas, na eleição presidencial, antes da declaração unilateral do Kosovo, a via europeísta ganhou à nacionalista por escassa margem. Apesar de desejar que tal resultado se repita, duvido que ele aconteça.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Hmm não me parece que estejas a fazer a melhor interpretação do que ele disse.

«Nós perguntamos agora publicamente a Solana se este Acordo respeita a Sérvia nas suas fronteiras internacionalmente reconhecidas com sua província do Kosovo, ou se refere a uma Sérvia mutilada».

A questão é esta. Inteligente Kostunica em utilizar uma posição que dá quer para assinar quer para não assinar, e garantindo que se recusa a assinar se tal implicar a renúncia ao Kosovo. Easy as that.