terça-feira, 29 de abril de 2008

O discurso securitário continua a render

O candidato conservador da Aliança Nacional, Gianno Alemanno, venceu o escrutínio na capital italiana com 53,7 por cento dos votos.
Antigo neo-fascista aliado de Berlusconi, Alemanno prometeu expulsar vinte mil imigrantes clandestinos.


A esquerda italiana averba, em escassos dias, duas pesadas derrotas. Primeiro nas legislativas, agora a Câmara de Roma, que liderava há 15 anos.
A direita, mais una do nunca, por ora, conquista a capital italiana com um discurso ultra-securitário.
Roma será comandada por quem promete expulsar os estrangeiros ilegais. Porém, para quem ouve esta mensagem pode pensar os estrangeiros alvos desta campanha são africanos ou árabes. Não são. O alvo é a comunidade romena, que, para todos os efeitos, os seus nacionais, em Itália ou nos outros 26 Estados-membros da UE, são cidadãos comunitários.
Há muito que a Itália se bate com o problema dos imigrantes romenos. De tal modo que, nem mesmo parte da esquerda enjeitou uma atitude mais drástica para com os provenientes dos cárpatos, uma vez que, a maioria dos crimes existentes são provocados por romenos.
No norte do país, alguns municípios conseguiram implementar medidas que afastassem as comunidades estrangeiras das localidades. Em Roma, por ser a capital, tais medidas serão mais difíceis. Mas, nada como esperar e ver que política urbana desenvolverá a direita italiana na capital do país, que nos últimos anos conquistou uma substancial projecção mundial, devido a uma política cosmopolita do ex-alcaide, Walter Veltroni.
Tudo indica que cosmopolitismo será algo que Alemanno não dará a Roma.

Sem comentários: