quarta-feira, 2 de julho de 2008

A libertação de Ingrid: finalmente!

El Ejército de Colombia rescató sanos y salvos a la ex candidata presidencial Ingrid Betancourt, a tres estadounidenses y a once militares secuestrados por las FARC, ha anunciado hoy el ministro de Defensa, Juan Manuel Santos. Después de 2.323 días en cautiverio en la selva colombiana, Betancourt podrá volver a ver a sus familiares y amigos.

Graças a uma operação das Forças Armadas colombianas foram resgatados vários reféns do grupo terrorista colombiano FARC.
Entre os libertados encontra-se Ingrid Betancourt, uma mulher que deu a vida pela Paz e Liberdade da Colômbia na eleição presidencial de 2002, e que os traficantes, na sua tradicional e hedionda postura detiveram. Precisamente quanto Ingrid pretendia dialogar com os terroristas e à postura de diálogo a candidata foi raptada pelas FARC.
Mais do que uma vitória do Presidente Álvaro Uribe, homem que tem sido alvo de muitas críticas por partes dos homólogos populistas da América do Sul, sobretudo pelos sucessos que a sua política de combate às FARC tem alcançado, e da libertação de Ingrid, é a certeza cada vez maior que se tem de que quem há décadas tem tornado a Colômbia um inferno, está a ficar limitado na sua acção, já de si, muito débil, nestes tempos.
A libertação de Ingrid, por parte das FA colombianas, é mais um passo certo em direcção à Libertação da Colômbia do terror que tem vindo a devastar o país.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sobre a operação de resgate de Ingrid Bettencourt na Colômbia PDF Imprimir EMail
Quinta, 03 Julho 2008
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Em resposta a várias solicitações dos órgãos de comunicação social sobre a posição do PCP a propósito da operação de resgate de Ingrid Bettencourt por parte do exército nacional na Colômbia, o PCP considera o seguinte:

1. O resgate de Ingrid Bettencourt após um período em que esteve prisioneira na selva colombiana, coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros em ambos os lados do conflito e a necessidade de encontrar uma solução humanitária entre as partes.

2. Os complexos problemas em presença, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos sem solução, situação que é em si, inseparável da política de agravamento da exploração e de terrorismo de estado praticada pelo governo neo-fascista de Uribe, conforme tem vindo a ser denunciado pelas forças progressistas e democráticas da Colômbia.

3. O Povo colombiano poderá continuar a contar com a solidariedade dos comunistas portugueses na sua luta contra a opressão e exploração, pela justiça social, pela democracia e soberania nacional.

Anónimo disse...

Para quem estava a morrer de hepatite há umas semanas atrás...

Anónimo disse...

Para quem estava a morrer de hepatite há umas semanas atrás... e aparece sem uma ruga, sem um cabelo branco, sem uma grama a mais ou a menos, a agradecer a Deus, à virgem e aos militares colombianos, ao Uribe ... há que reconhecer que é uma "causa" ocidental com direito a avião presidencial Sarkozyano, recepções no Eliseu e Câmara de Paris e sabe-se lá mais aonde. Talvez também no Vaticano? Casa Branca?

Anónimo disse...

Papa Bento XVI receberá Ingrid Betancourt na próxima semana
O Papa Bento XVI receberá a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt na próxima semana, informou na quinta-feira a ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
«O santo papa Bento XVI vai receber-nos na semana que vem. Bendito seja Deus, é um encontro que não se pode perder», disse a franco-colombiana de 46 anos, que passou seis anos em poder da guerrilha.
Betancourt é católica e chamou de «milagre» a operação militar que a libertou juntamente com três reféns norte-americanos e 11 militares colombianos.
A mãe de Betancourt, Yolanda Pulecio, foi recebida pelo papa durante a cruzada internacional que ela lançou em busca de apoio para conseguir a libertação da filha.
04-07-2008 12:48:35
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=339235

Anónimo disse...

Empresas apoiam militares colombianos
Conselheiros israelitas implicados na libertação de Betancourt
04.07.2008 - 10h11 AFP
Os preparativos da libertação de Ingrid Betancourt e 14 outros reféns das FARC tiveram a participação de dois conselheiros israelitas, segundo noticiou hoje a rádio militar deste país.

Não foi fornecido qualquer elemento sobre o papel destes conselheiros, mas a rádio recordou que Ingrid Betancourt comparou a operação dos militares colombianos às do Exército de Israel.

Segundo o diário “Haaretz”, dois oficiais superiores há pouco tempo na reforma, os generais na reserva Israël Ziv e Yossi Kuperwasser, dirigem em Bogotá uma empresa de consultoria que emprega dezenas de antigos membros de unidades de elite e dos serviços secretos de Israel.

Esta empresa, a Global CST, obteve um contrato de dez milhões de dólares (6,37 milhões de euros) na Colômbia, após autorização do Ministério da Defesa para ajudar as forças especiais na luta contra as FARC, conta ainda o “Haaretz”.

“Fornecemos meios sofisticados às forças especiais para combaterem a guerrilha”, disse por seu lado Israël Ziv ao diário “Yediot Aharonot”. Segundo este antigo chefe de operações do Exército israelita, a sua empresa “está profundamente implicada” na ajuda às forças especiais colombianas, mas não nesta operação específica.

Israel não confirma nem desemente

O porta-voz do Ministério da Defesa israelita, Shlomo Dror, não quis confirmar nem desmentir a notícia, invocando à AFP que “o ministério não pode dar qualquer informação sobre a acção dos conselheiros militares israelitas”.

Confirmou no entanto a existência de “empresas privadas israelitas no domínio da segurança a funcionar na Colômbia com a autorização do ministério”, mas disse ignorar os detalhes das suas operações.

As forças especiais colombianas deverão ter equipamento de ponta, como armas de assalto israelitas Tavor com visor holográfico, metralhadoras M-4 e helicópteros americanos Blackhawk.

Estas unidades são aconselhadas por mais de mil boinas verdes americanos, instrutores israelitas e membros das SAS britânicas. Israel vende há vários anos à Colômbia aviões de combates, “drones” (aparelhos aéreos que soam sem transportar piloto) e sistemas electrónicos de detecção.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1334439

Anónimo disse...

VOTO DE CONGRATULAÇÃO N.º /X-3ª

Ingrid Betancourt em liberdade


Após seis anos de cativeiro na selva, é motivo de justa satisfação o regresso à liberdade de Ingrid Betancourt, ex-candidata presidencial colombiana.

O resgate de Ingrid Betancourt coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros na posse da guerrilha e nas prisões do regime de Álvaro Uribe e a necessidade de encontrar uma solução humanitária.

Assinale-se que, sistematicamente, o Governo da Colômbia tem vindo a sabotar negociações, mediadas por responsáveis de diversos países, no sentido da troca de prisioneiros entre as partes do conflito.

Os complexos problemas em presença na Colômbia, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos, indissociável de um regime que promove o agravamento da exploração, da repressão e das perseguições, incluindo milhares de assassinatos e brutais torturas, fortemente condicionado pela ingerência política e militar da administração norte-americana.

A necessidade de uma solução negociada para o conflito na Colômbia, torna-se ainda mais urgente num quadro em que os EUA o procuram radicalizar e instrumentalizar, como justificação para o reforço da presença de forças militares e como forma de desestabilização da região e dos países que a integram, com risco de escalada militar e ameaça à paz.

Nestes termos, a Assembleia da República:

1-Congratula-se pelo regresso à liberdade de Ingrid Betancourt.
2-Exprime o seu desejo de que a liberdade de Ingrid Betancourt possa contribuir para um caminho de paz para a Colômbia.
3-Apela às partes envolvidas para que encetem negociações no sentido da libertação de todos os prisioneiros.
4-Valoriza todos os esforços orientados para alcançar uma solução política negociada.
5-Apela às partes para que se empenhem na busca de uma solução política negociada do conflito, que dura há mais de quatro décadas.
6-Manifesta-se pelo respeito da soberania do povo colombiano na definição dos destinos do seu país.


Assembleia da República, 4 de Julho de 2008

Os Deputados

BERNARDINO SOARES; ANTÓNIO FILIPE; JOÃO OLIVEIRA; MIGUEL TIAGO; BRUNO DIAS; JORGE MACHADO; JOSÉ SOEIRO