sábado, 22 de dezembro de 2007

Presidência eslovena

O que eu acho é que todos os países dos Balcãs ocidentais têm aspirações legítimas nessa matéria. Eles também fazem parte da Europa. Por isso acho que temos que perceber a psicologia e a política destes pedidos de adesão à União Europeia. Por outro lado, temos que reconhecer que os candidatos têm que respeitar certos critérios. Por isso, a Eslovénia vai tentar ajudar esses países a serem mais rápidos e a estarem mais bem preparados para preencherem os critérios necessários para se tornar membro da União.

A poucos dias de assumir a Presidência da UE, uma entrevista interessante do Presidente esloveno, Danilo Turk, à Euronews.
A Eslovénia é um caso bem sucedido de integração europeia, para os Estados que aderiram em 2004 e 2007, integrando, já, a zona €uro, e é o primeiro país dos recém aderentes da União a assumir a Presidência da UE. Um sinal de confiança neste país com pouco mais de dois milhões de pessoas.
Por outro lado, a Eslovénia (antigo território pertencente à Jugoslávia) pode desempenhar um papel importante no processo de adesão dos restantes Estados balcânicos à UE.

Sem comentários: