sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Momentos de 2008

Angola
A marcação de eleições legislativas de Angola para Setembro de 2008 é uma boa notícia.
A grande potência lusófona africana pode, finalmente, entrar nos carris da Democracia, depois de quase três décadas de uma guerra civil, a juntar a pouco mais de uma década de guerra colonial, que martirizaram um povo há muito preso a um atraso que não merece, dada a fortuna que o país possui.
O MPLA, que deverá vencer a eleição com uma folgada margem, como o partido do poder desde a independência, desempenha um papel crucial. E no MPLA residirá a estabilidade do país, mais propriamente em José Eduardo dos Santos. Fará Eduardo dos Santos em Angola o que Chissano fez em Moçambique? Veremos, em 2009, aquando das presidenciais.
Para já, será um bom sinal se Angola passar a contar, no próximo ano, com um Parlamento democrático e contribuinte do desenvolvimento nacional.
Angola pode aproveitar o momento de crescimento económico que atravessa (um dos maiores do mundo, na ordem dos 20%) e recuperar o atraso de que o país padece.
A corrupção será um dos grandes desafios do país, em especial do poder legislativo e judicial. Nela reside o sucesso ou não de um país próspero e credível internacionalmente, com vantagens e densenvolvimento internos.

Sem comentários: