domingo, 9 de dezembro de 2007

Mitos e fantasmas sem sentido

E de facto uma PM Alemã é mesmo a pessoa mais indicada para dar lições de civismo. Há gente que nunca há-de enxergar nada.

Estas palavras, inscritas numa caixa de comentários mais abaixo, demonstram bem, além da falta de conhecimento, mitos e fantasmas sem sentido.
Pretende-se dizer entrelinhas que Angela Merkel não tem legitimidade "para dar lições de civismo", afinal ela alemã, logo, na mente de certas pessoas é defensora do nazismo, só por causa da sua nacionalidade. Por essa ordem de sentido os portugueses são todos salazaristas, os espanhóis franquistas, os italianos fascistas e por aí fora? Idiotice pura.
Por outro lado, Merkel não deu nenhuma lição de moral ontem. Limitou-se a constatar o existente no Zimbabué.
Além do mais, o autor do comentário manifesta desconhecer o percurso pessoal de Merkel. Como poucos líderes europeus da actualidade, Merkel sabe bem o que é uma ditadura e o peso da opressão, por ter sentido na pele uma das piores do século XX, enquanto cidadã da Alemanha comunista.
Enfim, quem muito condena a Alemanha, acaba, de certo modo, por cuspir no prato em que come. Como estaria hoje a UE sem o empenho alemão?
Com todos os defeitos e virtudes que a Alemanha tem, e Merkel por inúmeras vezes faz saber o 'peso histórico' que a Alemanha transporta, sem precisar que alguém lhe lembre isso - ela 'transporta' na pele as duas piores marcas despóticas do séc. XX, o nazismo e o comunismo -, a Alemanha, primeiro a Federal, depois de 1991, a Alemanha unificada, desempenha um papel relevante na estabilidade e desenvolvimento da Europa e do mundo.
Mas, ao fim e ao cabo, há sempre quem não se "enxerga" e não quer "enxergar".

Sem comentários: