terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O desconhecimento da História sérvia

há duas coisas de que tenho a certeza
A primeira é a de que o maior responsável por esta perda sérvia é Slobodan Milosevic
A segunda coisa que afirmo com convicção é a de que esta será a solução menos má não apenas para o Kosovo, mas também para a própria Sérvia.
Da boca para fora a maioria dos sérvios dirá não; nos seus corações talvez comecem a dizer sim


Deste artigo, do reputado historiador britânico, publicado hoje no Público, fica claro qual o pensamento dominante e errado em relação à questão kosovar por parte de muitos ocidentais.
Garton Ash interpreta o caso a partir do período de Milosevic, quando a questão balcânica é muito anterior, mais profunda e complexa que o desmoronamento da Jugoslávia comunista.
Será que Garton Ash sabe por que ainda hoje assinalam os sérvios a trágica data de 1389 no Kosovo? Pelos vistos não, pois saberia, então, que o Kosovo não é um território qualquer para os sérvios.
No fim, Garton Ash, como muitos dos defensores de um Kosovo albanês, crê, piamente, que os sérvios querem abrir mão do território, ainda que publicamente não o digam.
Ora, são estas leituras, erradas e deturpadas da questão balcânica, que estão a conduzir a um conflito que pode, uma vez mais, fazer correr sangue nos Balcãs. E este já corre há séculos. Não é um acontecimento recente, do tempo de Milosevic, como se pode pensar.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

É evidente que o único e exclusivo responsável é Milošević.

Quanto ao resto, tem toda a razão TGA. A questão é que isso não legitima uma independência unilateral, por motivos óbvios.